igrejadotorne 

IGREJA LUSITANA - COMUNHÃO ANGLICANA

Visita de duas irmãs americanas peregrinas a Santiago de Compostela - 18/9/2022

No domingo, 18 de setembro, duas irmãs americanas peregrinas a Santiago de Compostela, participaram na Celebração Eucarística e deram um bonito testemunho da comunidade de S. João Evangelista no seu blog, aqui fica a tradução:
 
“É UM MUNDO MARAVILHOSO” (It’s a wonderful world”)
 
18 de setembro do Porto, Portugal
 
Quando o neto número um começou a escola há muitos anos, na sua vozinha tímida, deixou esta mensagem de voz no nosso atendedor de chamadas: "Hoje fui para a escola". Cinco palavras que diziam tudo. Ouvi essa mensagem muitas vezes ao longo dos anos.
 
Eu, na verdade nós, fomos à igreja hoje. Era a igreja no seu melhor em todos os sentidos. Nem todas as visitas à igreja são memoráveis de uma maneira positiva, mas vou lembrar-me desta por muitos anos. Vou apreciá-la da mesma forma que apreciei a mensagem de telefone do Raphael.
 
Estou no Porto, Portugal, a fazer um trabalho de preparação para uma excursão aos Amigos do Centro Anglicano de Peregrinos em Santiago em setembro próximo. Estou aqui com outro membro do conselho, Edie Morrill, e com Joanna Wivell, proprietária da Insiders Travel e líder dos nossos passeios. Percorreremos uma parte do Caminho Português e visitaremos os locais onde vamos dormir todos os dias. Começaremos no Porto e depois de dez dias terminaremos em Santiago de Compostela.
 
A nossa peregrina missionária em Santiago, Madre Anna Noon, havia combinado com o bispo Jorge Pina Cabral, bispo de Portugal, para recebermos a tradicional bênção do peregrino antes de iniciarmos a nossa caminhada. O Reitor, Padre Jaime Dias, da Igreja de São João Evangelista, em Vila Nova de Gaia, abençoava-nos e carimbava os nossos passaportes de peregrinos após a Eucaristia das 11 horas. O seu e-mail dizia que a igreja estava “do outro lado do rio – fácil de encontrar”.
 
Estávamos hospedadas perto da estação de comboios e, de acordo com os mapas do Google, eram 27 minutos a pé até a igreja. Permitimo-nos 45 minutos e saímos. Descendo a colina, ao longo do rio e sobre a ponte. Muito fácil.
 
A ponte era de dois andares e atravessámos o nível mais baixo, supondo que a igreja ficasse ao longo do rio do outro lado.
 
Descobrimos para nosso horror que a igreja estava no topo de uma colina longa e íngreme. E quero dizer longa e íngreme. Infinito e implacável. Quando chegámos ao topo, estávamos sem fôlego e suadas. Joanna comprou uma garrafa de água que passámos entre nós. Estávamos agora bem acima do rio, mas o relógio avançava a correr. Apesar do terreno agora plano, a igreja ainda estava bem distante. Apressámo-nos, tentando ficar na sombra, pois a temperatura estava em torno de 90 graus F (aprox. 32 graus Celsius).
 
Poucos minutos depois das 11h, chegámos à igreja.
 
Apesar de parecermos sujas, fomos calorosamente recebidas e escoltadas para um banco numa igreja quase totalmente cheia. Sentámo-nos atrás de uma fila de adolescentes, todos totalmente empenhados no culto, inclusive cantando o hino familiar, How Great Thou Art (“Grandioso és Tu”), cujas palavras foram projetadas no ecrã.
 
O sermão foi sobre peregrinação. A paz foi passada com carinho tanto para amigos quanto para estranhos. A comunhão incluiu regras práticas devido à Covid. De trás para a frente, avançámos até ao cruzamento onde um membro esguichava as nossas mãos com desinfetante. Padre Dias mergulhou cada pedaço de pão no cálice que o Diácono segurava ao seu lado. Então colocava nas nossas mãos, nós consumíamos e voltávamos para os nossos lugares. Houve vários paroquianos que comungaram nos seus lugares e foi emocionante ver toda a congregação de pé, voltada para eles, enquanto eles também recebiam a comunhão.
 
Durante todo o tempo, o organista tocou a conhecida canção de Louis Armstrong “It's a Wonderful World”. Como ele estava certo!
 
No final do culto, antes de nós as três sermos chamadas ao altar para a bênção do peregrino, uma mulher da paróquia pediu ajuda para o bazar de Natal e contribuições para os necessitados do bairro. A igreja é a mesma em todo o mundo e algumas coisas, incluindo os anúncios, nunca mudam.
 
Para a nossa bênção, deram-nos a opção de inglês ou português. Escolhemos o português para alívio do padre Dias, que disse ter praticado a tradução para o inglês. Não posso dizer o que ele disse, mas posso dizer que fomos abençoadas. Graças às maravilhas do e-mail, foi o seguinte o que ele orou por nós:
 
Ó Deus, que tiraste o teu servo Abraão da terra dos caldeus,
protegendo-o nas suas andanças,
que guiaste o povo hebreu através do deserto:
pedimos-Te que cuides destas tuas servas peregrinas,
enquanto caminham,
no amor do teu Nome,
até Santiago de Compostela.
Sê para elas companheiro de caminhada, guia nas encruzilhadas,
A respiração em seu cansaço,
A proteção no perigo,
O albergue no Caminho,
A sombra no calor,
A luz na escuridão,
O consolo nos desânimos e a força em suas intenções.
Para que, com a Tua orientação,
elas cheguem sãos e salvos ao fim do Caminho e enriquecidas de graça e virtude,
regressem sãs e salvas às suas casas, cheias de alegria.
Em nome de Jesus Cristo nosso Senhor.
Amém.
 
 
Os primeiros carimbos nas nossas credenciais podem estar um pouco esborratados, mas foram carimbados com amor.
 
Depois da igreja, a caminho da hora do café, rimos enquanto o padre Jaime e sua esposa Clarisse, que estavam a comemorar o seu 34.º aniversário de casamento, receberam uma tablete de chocolate com sal marinho para representar o doce e o não tão doce em todos os casamentos.
 
À hora do café juntámo-nos a uma festa de aniversário e festejámos com bolo gelado e “o melhor café que a Joanna alguma vez tomou”. Estava uma delícia.
 
Na saída, o padre Dias mostrou-nos a Árvore Ecológica, onde os paroquianos deixam fitas indicando os passos que vão dar para ajudar a salvar o planeta. Algumas mensagens eram mais longas que outras.
E depois fomos embora, mas, como a doce mensagem de voz do meu neto, vou lembrar-me das boas-vindas e do amor deste padre e desta paróquia nos próximos anos.
 
Se está a iniciar a sua peregrinação no Porto, espero que deixe o Padre Dias abençoar a sua viagem. Lembre-se apenas de atravessar a ponte no tabuleiro superior.
 
Continuará.
 
Pode ser uma imagem de 9 pessoas, pessoas em pé e ao ar livre